Carros elétricos e híbridos

Muitos diriam que esse momento na evolução automobilística nunca chegaria, os carros elétricos e híbridos no Brasil estão tornando cada vez mais uma realidade que poderá em breve ser vista com mais frequência nas ruas do nosso país.

Embora os valores ainda sejam um tanto quanto salgados para quem quer adquirir um veículo elétrico, com a alta no preço dos preços (que não estão parando), há quem está repensando sobre a compra de um veículo somente a combustão, os conhecidos flexpower, que rodam com gasolina e etanol, para a compra um carro elétrico ou híbrido.

Mas qual a grande diferença de um carro elétrico ou híbrido para os carros movidos somente a combustão.

Os carros elétricos, como o próprio nome diz, são movidos a base de eletricidade, carregados na tomada de casa ou ainda impulsionam energia ao acionar-se os freios, já os híbridos funcionam com eletricidade e combustível (gasolina ou etanol), sendo que de forma inteligente o procura usar mais eletricidade para movimentar-se, mas se caso essa energia, armazenada em baterias acabe, entra em funcionamento o sistema de combustão, utilizando os então os critérios convencionais.

Carros elétricos e híbridos:

Mas afinal, quais são os veículos elétricos e híbridos disponíveis no mercado?

Cada veza mais a indústria automotiva está investindo em veículos que usam eletricidade para locomover-se, dentre eles estão Toyota, Chevrolet, Volkswagen, JAC, Renault e Tesla.

Toyota:

Prius – o lançamento da Toyota no mundo dos híbridos veio com o Prius, motor que trabalha com eletricidade e quanto acha necessário ativo o sistema a combustão. São dois motores trabalhando em sintonia: a gasolina e elétrico. É assim que funciona o sistema Hybrid Synergy Drive (HSD) da Toyota.

No Prius, a energia cinética gerada nas frenagens é transformada em energia, que recarrega a bateria do sistema híbrido. Assim, o Prius dispensa o uso de tomada.

RAV4 – é um SUV de alto padrão da Toyota, possui motor híbrido: THS II (três motores elétricos) e um motor a combustão: 2,5 L DOHC 4 cilindros 16V (VVT-iE) com potência combinada de 222 cv.

Conheça mais sobre o Prius e a RAV4 no site oficial da Toyota clicando aqui .

Renault:

Renault Zoe – 100% elétrico o Zoe já é um dos mais vendidos da Europa e possui sistema que dá 300km de autonomia. A bateria Electric 40 do Renault ZOE pode ser carregada em aproximadamente 3 horas. Além disso, ela conta com frenagem regenerativa e pode ser abastecida em qualquer fonte 220v.

O motor elétrico R90 do Renault ZOE entrega 80cv de potência com um torque máximo de 22,9 kgfm. Essa combinação permite acelerações e retomadas ágeis mesmo em baixas rotações. A aceleração do ZOE vai de 0 a 50km / h em apenas 4 segundos, e sua direção não possui ruídos ou vibrações.

Conheça mais sobre o Zoe no site oficial da Renault clicando aqui.

JAC:

A JAC tem vários veículos elétricos disponíveis no mercado, que vão desde carros de pequeno porte, passando por picape até chegar em caminhões urbanos.

JAC iEV20 – Equipado com bateria de 41 kWh de capacidade e gerenciamento térmico de todo o sistema elétrico, tem desempenho aliada a 400km de autonomia e emissão zero de poluentes no perfeito SUV urbano.

JAC iEV40 – Com torque imediato de 270 Nm, o iEV40 gera acelerações sem nenhuma emissão de poluentes! Equipado com bateria de 40 kWh de capacidade e gerenciamento térmico de todo o sistema elétrico, tem desempenho aliada a 300km de autonomia e emissão de zero de poluentes em um SUV.

JAC iEV60 – Com torque imediato de 330 Nm, o iEV60 gera acelerações sem nenhuma emissão de poluentes! Equipado com uma bateria de 63 kWh de capacidade e gerenciamento térmico de todo o sistema elétrico, tem um SUV com performance, acabamento e conforto superiores, aliado a 380 km de autonomia e emissão zero de poluentes!

JAC iEV330P – Equipado com uma bateria de 67 kWh de capacidade e gerenciamento térmico de todo o sistema elétrico, tem força, capacidade de carga e robustez aliados a 320km de autonomia e emissão zero de poluentes.
JAC iEV1200T – O único caminhão elétrico disponível para o mercado nacional, possui torque imediato de 1200 Nm, o iEV1200T. Equipado com bateria de 97 kWh de capacidade, o iEV1200T tem força, capacidade de carga e robustez aliados a 250km de autonomia e zero de povos.

Confira todos os veículos elétricos JAC no site oficial clicando aqui

Nissan:

A Nissan lançador o Leaf, com sistema semelhante aos demais carros 100% elétrico aqui, possui um sistema que retorna energia ao tirar o pé do acelerador e ao frenar, tem autonomia de 240km, 149 cavalos de potência, seis airbags além de um adaptador de parede que permite que a folha seja recarregada em casa.

Conheça mais sobre o Nissan Leaf no site oficial da empresa clicando aqui .

 

 

3 thoughts on “Carros elétricos e híbridos”

Deixe uma comentário