Prouni – Como Funciona

A educação no Brasil vem ganhando cada vez mais o apoio do Governo Federal que por meio de diversos projetos e programas que acabam facilitando a inclusão de jovens estudantes de baixa renda em instituições de ensino privado. Dentre tais programas podemos destacar justamente o ProUni. Confira mais detalhes em relação a tal programa na continuação deste artigo.prouni como funciona

Para quem não sabe o Programa Universidade Para Todos, ou simplesmente ProUni como é conhecido popularmente, é um dos programas criados pelo Governo Federal com o intuito de facilitar o acesso de estudantes de baixa renda em instituições de ensino superior privadas. O mesmo tem por finalidade oferecer bolsas de estudos parciais e integrais. Além disso, vale ressaltar que as instituições que participam, ou seja, que possuem convênio com o ProUni estão isentas de certos tributos.

O programa funciona de uma maneira bastante simples. Além disso, vale ressaltar que para poder participar do programa você ainda terá de ter prestado o Enem referente ao ano anterior no qual você irá se inscrever no ProUni. Outro detalhe bastante importante é quanto a nota do Enem, isso mesmo, o ProUni estabelece uma nota mínima para que o interessado possa participar. Para conferir mais detalhes em relação à nota do Enem e demais exigências acesse o site oficial do ProUni.

Ao contrário do Fies, o ProUni não dispõe de inscrições abertas a todo momento. Isso mesmo, as inscrições são feitas em períodos e para saber o período exato você tem de acompanhar bastante no site do ProUni, pois é através do mesmo que acontecem as diversas divulgações de datas e demais informações para os estudantes interessados em participa do programa.

Vale lembrar que os estudantes interessados em ingressar na instituição de ensino escolhida estarão sujeitos a passar por um processo seletivo, já que as vagas são limitadas. Outro detalhe é quanto à nota de corte, que é justamente a nota que elimina os candidatos e é usada a nota do Enem como base para tal ação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *