Fies – Como Funciona

O Governo Federal vem investindo com frequência na educação, principalmente atento aos jovens estudantes brasileiros. Para quem não sabe o Governo Federal vem criando diversos programas e projetos para facilitar a inclusão de jovens estudantes de baixa renda em instituições de ensino privadas.

fiesUm desses programas é justamente o Financiamento Estudantil ou simplesmente Fies, como é conhecido popularmente. Para quem não sabe o Fies tem justamente a finalidade de financiar o seus estudos de ensino superior, ou seja, financiar os seus estudos em uma instituição privada. Confira mais informações e saiba como funciona este programa na continuação deste artigo.

Saiba que qualquer estudante que está cursando o ensino médio em uma rede de instituição pública poderá participar do Fies. Para participar do programa o estudante deverá ser aprovado no vestibular de uma instituição privada que possua convênio com o Fies. Além disso, também é preciso fazer o Enem do ano anterior ao que você deseja se matricular na instituição privada através do Fies.

Após você passar no vestibular da instituição que você deseja cursar, deverá realizar a sua inscrição no Fies. Para isso, é necessário acessar o site oficial do Fies (sisfiesportal.mec.gov.br). Logo depois, você deverá clicar na opção “Faça sua Inscrição”. Lembrando que através do portal do Fies você ainda poderá encontrar tópicos de ajuda em caso de dúvidas quanto a sua inscrição.

A boa notícia para quem deseja participar do Fies é justamente as suas taxas de juros que são muito baixas. Além disso, vale ressaltar que mesmo aqueles que já estão matriculados na instituição privada, ainda podem recorrer ao Fies.

Ao longo de período no qual você estará cursando, irá apenas prestar contas com um valor de R$ 50,00 a cada três meses. Além disso, após efetuar o seu curso ainda terá um período de 18 meses para conseguir um emprego e começar a pagar as parcelas fixas determinadas através do calculo de juros do Fies.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *