Propriedades dos Óleos de Cozinha

Todo mundo já se perguntou, “Qual óleo é melhor para cozinhar?” ou “Qual óleo é melhor para fazer frituras?”, e ainda “Qual óleo é melhor para temperar a salada?”.

O uso incorreto dos óleos de cozinha pode ocasionar grandes males à saúde de qualquer pessoa, isso porque cada um possui uma quantidade de gordura que pode prejudicar o organismo deixando, muitas vezes, vestígios não benéficos e irreversíveis ao corpo, conheça as propriedades dos óleos de cozinha e saiba qual utilizar em cada ocasião.

Propriedades dos Óleos de Cozinha

Óleo de Soja: por ser mais barato, o óleo de soja é um dos mais utilizados pelas donas de casa, seja para uso durante o cozimento, frituras ou até mesmo para temperar saladas.

Propriedades dos Óleos de CozinhaComo o nome mesmo já diz, o óleo de soja é extraído somente da soja, utilizada também para a elaboração do leite de soja e outros alimentos, o óleo de soja possui, para cada 1000 ml: 620 gramas de ômega 6 e 3, consideradas gorduras polinsaturadas (que não aumentam o colesterol e consequentemente os riscos ao coração), possui também 230 gramas de gordura monoinsaturada e 160 gramas de gordura saturada, que causa riscos ao corpo.

Óleo de Milho: extraído do milho, o óleo de milho possui, para cada 1000 ml, 580 gramas de gordura polinsaturada ômega 6, 290 gramas de gordura monoinsaturada e 130 gramas de gordura saturada.

Óleo de Girassol: a cada 1000 ml, possui 720 gramas de gordura polinsaturada com ômega 6, 160 gramas de gordura monoinsaturada e 120 gramas de gordura saturada, extraído do girassol.

Óleo de Canola: para cada 1000 ml, o óleo de canola possui 320 gramas de gordura polinsaturada com ômega 6 e 3, 610 gramas de gordura monoinsaturada e 70 gramas de gordura saturada.

Óleo de Coco: É um dos mais perigosos óleos a serem utilizados, possui, para cada 1000 ml de produto, 910 gramas de gordura saturada, 70 gramas de gordura monoinsaturada e 20 gramas de ômega 6.

Azeite de Oliva (Extra Virgem): é recomendo por ser um óleo que mantém as propriedades da oliva, não é refinado, possui, para cada 1000 ml, 140 gramas de gordura saturada, 755 gramas de gordura monoinsaturada e 95 gramas de gordura polinsaturada com ômega 6.

O consumo de qualquer um dos óleos é recomendado, o que não pode ocorrer é o consumo excessivo de cada um deles, o equilíbrio é o que conta, no caso do óleo de coco, o perigo está na grande quantidade de gordura saturada, que é a mais prejudicial à saúde, portanto deve ser evitado, já os demais óleos podem ser consumidos de forma consciente, sem exageros.

Vale lembrar que as propriedades do azeite de oliva são perdidas se o mesmo for utilizado para frituras, ao ser aquecido a mistura de calor com o óleo acaba fazendo com que suas propriedades sejam modificadas, fique oxidado e perda a vitamina E.

Gostou do nosso artigo sobre as propriedades dos óleos de cozinha, então curta nossa página no Facebook ou siga-nos no Twitter e fique por dentro de mais dicas de saúde.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: -1 (from 1 vote)
Leia também:

Um comentário sobre “Propriedades dos Óleos de Cozinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *