Oque é trombose venal profunda

 

A trombose venal profunda que também é conhecida como trombose venosa profunda é uma doença que ocorre quando um coágulo sanguíneo se desenvolve dentro de um vaso sanguíneo venoso profundo, para ser mais direto, é uma doença potencialmente grave causada pela formação de coágulos no interior das veias profundas do corpo humano.

Uma das principais consequências da doença é a obstrução total ou parcial dos vasos sanguíneos com a coagulação do sangue causando sérios problemas para os demais órgãos do corpo humano.

Outro caso grave que pode ser causado pelo trombo é o seu desprendimento e circulação pela corrente sanguínea até chegar ao pulmão causando então a obstrução de uma artéria pulmonar e consequentemente a embolia pulmonar que pode levar à morte.

Trombose venal profunda – como ocorre?

A trombose venal profunda pode ser causada por 3 fatores principais:

– Ocorrência de rupturas na parede interna do vaso que propiciam a formação de trombos, como em traumas, infecções e medicações endovenosas.

– Diminuição na velocidade da circulação sanguínea, como em pessoas que ficam acamadas por longo período de tempo; pessoas que ficam sentadas por muito tempo em uma mesma posição (em frente ao computador, viagens longas).

– Aumento de suscetibilidade do sangue à formação de coágulos, como durante a gravidez, com o uso de anticoncepcionais, e em pessoas que têm diabetes e doenças do sangue.

Trombose venal profunda – como detectar?

A trombose venal profunda pode ser diagnosticada mediante exames de laboratório e imagem como a ultrassonografia, ressonância magnética ou a flebografia.

Trombose venal profunda – como tratar:

O tratamento é realizado mediante o uso de medicamentos anticoagulantes como o awarfarina e heparina, além de fibrinoliticos ou em alguns casos a intervenção cirúrgica.

Trombose venal profunda – como prevenir?

Pesquisas indicam que pessoas que passam muito tempo sentadas, em frente ao computador, escritórios ou motoristas realizem exercícios físicos para aumentar a circulação sanguínea.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *