Doenças da Primavera: O que é Escarlatina e como tratar

A primavera é conhecida como uma das estações mais lindas do ano, mas cuidado, doenças perigosas podem surgir durante a estação das flores, principalmente em crianças, que possuem o sistema imunológico um pouco mais frágil e estão vulneráveis a varias doenças infectocontagiosas, saiba agora o que é Escarlatina.escarlatina

A Escarlatina é uma doença infectocontagiosa aguda típica de primavera, é provada pela bactéria Estreptococo beta hemolítico do grupo A (Streptococcus pyogenes), surge especialmente em crianças em idade escolar durante a estação das flores, a transmissão é simples, o contágio é feito através da saliva ou secreção nasal de pessoas que não apresentam sinais da doença com período de encubação de 1 a 10 dias.

Sintomas Escarlatina:

Sempre que surgirem alguns dos sintomas citados abaixo é recomendável que a criança seja levada com urgência ao médico, não fala auto-medicação, isso pode ocasionar danos sérios à saúde, além de correr o risco de não combater a enfermidade da maneira correta.

– Dor na garganta com coloração avermelhada.

– Mal estar.

– Dor de cabeça.

– Dor de barriga.

– Dor no Corpo.

– Inapetência: Falta de apetite.

– Febre alta nos primeiros dias, regredindo gradualmente nos dias seguintes até desaparecer.

– Aparição de erupção cutânea, que são pequenas manchas vermelhas com textura áspera que surgem no corpo da criança, inciando, normalmente pelo tronco, seguindo para o rosto, pescoço, membros, axilas e por fim a virilha, não surgindo nas palmas das mães, na sola dos pés e ao redor da boca, com a progressão da doença inicia-se um processo de descamação.

– Língua com aparência de framboesa.

Tratamento Escarlatina:

O tratamento é feito através da Penicilina, caso haja alergia, deve-se utilizar antibióticos com a inclusão de analgésicos e antitérmicos para aliviar os sintomas.

A melhor forma de prevenir-se contra a Escarlatina é manter distância de quem está afastado, nunca utilizar os mesmos objetos que os enfermos, principalmente em que haja contato com a saliva e corisa.

É importante que a criança seja levada ao médico, mesmo que a Escarlatina haja sido curada pois podem ocorrer complicações futuras se não for acompanhada de forma séria por um profissional da saúde.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.6/10 (5 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 vote)
Doenças da Primavera: O que é Escarlatina e como tratar, 4.6 out of 10 based on 5 ratings
Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *