O Cartão Cidadão é emitido pela Caixa Econômica Federal e tem por objetivo facilitar consultas ao sistema do banco referente ao saldo, extrato e saque de conta vinculada ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), PIS, Seguro Desemprego, dentre outros benefícios ao qual o usuário tem direitos como o Bolsa Família ou Bolsa Escola.

Quem pode ter?

Todo trabalhador brasileiro pode ter o Cartão Cidadão, e caso, esteja iniciando o processo de recebimento de FGTS ou Seguro Desemprego é viável solicitar antecipadamente o cartão para evitar atrasos no processo de recebimento dos benefícios.

Como Fazer o Cartão Cidadão:

Como já dito, todo trabalhador brasileiro pode ter o Cartão Cidadão, porém é necessário estar cadastrado no PIS-PASEP, Número de Inscrição Social (INSS) ou possuir o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT).

O Cartão Cidadão é gratuito e poderá ser adquirido mediante a ligação para o 0800-726-0101 tendo em mãos o número do PIS ou também através de qualquer agência da Caixa Econômica Federal, é necessário levar documento de identificação: RG, CPF, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), além de um comprovante de residência para preenchimento do formulário.

Após receber o Cartão Cidadão em sua residência (no prazo de aproximadamente 20 ou  30 dias) o próximo passo é efetuar o cadastro de uma senha em qualquer casa lotérica, não se esqueça de levar documento pessoal para identificação.

Para obter maiores informações sobre como adquirir o Cartão Cidadão acesse o site www.caixa.gov.br.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *